Saúde

USP reduz comprometimento do orçamento com salários para 91%

MASSAFERA USP COMISSAO.jpg

O deputado estadual Roberto Massafera participou hoje (16) de reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa de São Paulo que ouviu o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopian.

Questionado pelo parlamentar, o reitor esclareceu que a universidade conseguiu reduzir o comprometimento de suas receitas com a folha de pagamento para 91%, embora ele admita que o percentual ainda seja preocupante. Roberto Massafera expressou preocupação com a queda de receita do ICMS, principal fonte de financiamento das universidades estaduais. A situação ainda deve se agravar com a previsão de recuo fiscal nos meses de maio e junho.

O parlamentar também indagou o reitor sobre os planos para melhorar o desempenho da universidade nos rankings mundiais. Em junho de 2017, a consultoria britânica Quacquarelli Symonds colocou a USP na 121ª posição do QS World University Ranking.

Roberto Massafera lembrou que a excelência em pesquisa, extensão e educação da USP é vital para o desenvolvimento do Estado e do País. Citou como exemplo o físico do campus de São Carlos, Sérgio Mascarenhas, cujas pesquisas desenvolveram um método não invasivo para medição da pressão intracraniana.

Engenheiro com formação na USP de São Carlos, Roberto Massafera também destacou a contribuição da universidade no estudo de solos tropicais que alterou o paradigma na construção de estradas. As tecnologias nacionais reduziram o custo do pavimento no Brasil que, até então, seguiam normas técnicas americanas inadequadas para o clima brasileiro.

A semelhança com o clima do continente africano também faz do Brasil um potencial exportador de tecnologia e conhecimento em áreas como agricultura e medidas sanitárias.

Vahan Agopian compareceu à Alesp para prestar contas de sua gestão, demonstra suas ações, programas e metas da USP. Roberto Massafera avaliou a gestão de Vahan Agopian positiva no enfrentamento de dificuldades financeiras. Ele acredita que a universidade está bem gerida e que a reitoria vem trabalhando com prudência e competência.

Texto e foto: Ary Costa Pinto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s